Publicações

Veja Também

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

A violência obstétrica foi objeto de palestra proferida realizada pelos Drs. Remo Battaglia, Paulo Pedrosa e Claudio Augusto em hospital de referência no Vale do Paraíba.

remopauloclaudiosaofrancisco

Os doutores Remo Higashi Battaglia, Paulo André Pedrosa e Claudio Augusto do Santos Jr. proferiram palestra com o tema - VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA - UM OLHAR JURÍDICO no Hospital Sao Francisco, referêcia no Vale do Paraiba.

Por definição, a violência obstétrica é qualquer conduta, ato ou omissão por profissional de saúde, tanto em público como privado, que direta ou indiretamente leva à apropriação indevida dos processos corporais e reprodutivos das mulheres, e se expressa em tratamento desumano, no abuso da medicalização e na patologizaçãodos processos naturais, levando à perda da autonomia e da capacidade de decidir livremente sobre seu corpo e sexualidade, impactando negativamente a qualidade de vida de mulheres.

Após a palestra, onde os aspectos mais relevantes da matéria foram abordados, os médicos presentes realizaram diversas perguntas sobre o tema, que, por ser novo em nosso sistema jurídico, ainda suscita muitas dúvidas tanto entre médicos, quanto entre pacientes.